QUAL É O ESPÍRITO RASTAFARI
Cultura Rastafari - Entre o Extremista Rastafari Etíope da Jamáica e o Suáve Rasta de Dalas, Texas



Por: Elder Professor William Grant
25 de Abril de 2002
Reggae Texto 214

Tradução:
Ras Geraldinho


QUEM É RASTAFARI?

Muitas pessoas através do mundo tem dificuldade de entender o significado da palavra Rastafari “. Fica difícil entender o espírito Rasta, porque eles vêem Rastafari como uma religião somente.
Quando raciocinam assim encorrem em grande erro. Isso porque Rastafari é muito mais que uma religião. Rastafari é um jeito de vida, um movimento social, assim como um estado de espírito. Outra coisa que o que a ótica Ocidental não consegue entender é porque o movimento não tem as estruturas que o Mundo Ocidental esta acostumado com.
Muita gente só consegue enxergar o Rasta como um povo Jamaicano, que fuma Maconha, e usa Dreadlocks. Estas pessoasnão conseguem ver o que esta por tras do movimento. A idéia de que Rastafari é estritamente Jamaicana também é um erro.
Desde o início do Rastafari, o movimento Rasta tem se expandido muito além da Ilha da Jamáica. Existem Rastas por todo o Mundo. Hoje a Cultura Tastafari esta na Europa, Asia, Nova Zelandia, Estados Unidos, Brasil e especialmente na África. Este texto procura explicar o Rastafari e mostrar a Cultura Rasta desde a mais sagrada forma na Etiópia e a menos formal de Dalas no Texas.



O DESENVOLVIMENTO DO RASTAFARI

O movimento Rastafari surgiu dos ensinamentos do grande líder e ativista Jamaicano, Marcos Garvey. Garvey disse que o Povo Africano espalhado pelo mundo deveria se unir e voltar para a Mãe África, a terra natal. A visão de Garvey era de que:
“Os negros deveriam superar os sentimentos de inferioridade e construísse no lugar a sua própria e envolvente cultura e finalmente retornassem à África para a redenção da sua terra natal e onstrução de um novo futuro.
A visão de Garvey e sua habilidade de unir o povo e fez com que os Jamaicanos se iluminassem para ocanna que estava acontecendo no mundo. Garvey criou a U.N.I.A e o jornal Mundo Negro, que ajudou a informar os Jamaicanos sobre o que estava acontecendo no cenário internacional Africano. Garvey profetizou para seus seguidores:
“Olhem em direção à África para a chegada de um Imperador Negro. Ele deverá ser nosso redentor”.
Garvey sempre usava muitos termos bíblicos em seus discursos, para se ver livre da opressão do “Homem Branco”, que ele chamava de ímpio (impuro), mas apura verdade é que muitos Jamaicanos compreenderam isso literalmente. Um evento que ocorreu em 1930 e tem para o Rastafari a mesma importância que o nascimento de Cristo têm para os Cristãos.
Em 1930 um homem chamado Tafari Mokonne ou Ras (Rei) Tafari se declarou Imperador da Etiópia Haile Selassie I, um título tradicional que significa “Rei dos Reis ou Senhor dos Senhores” e “Leão Conquistador da Tribo de Judah (Judeu).
Para parte do povo Jamaicanos isso significava que a profecia tinha se realizado.
Esta pessoas se focaram na Bíblia e trouxeram traduções literais que tenha correlação com o fato o ocorria naquele momento.
Um dos importantes fatos correlacionados com a Bíblia é o fato de Selassie declarar que é descendente direto com o Rei David. Por Salassie declarar sua relação com David, ele apresentou a Passagem de Revelações 5:2-5. Para alguns Jamaicanos significava que o Messiah tinha chegado.
Na Jamaica pessoas como Leonard P. Howell, J.N. Hibert, and Archibald Dunkle, começaram a espalhar o fato de que o Messiah tinha vindo para salvar o povo Africano. Para Dunkle Howell e Hibert Haile, Selassie éra o próprio Deus vivo.
As pessoas que ouviam aquilo começaram a se denominar Rastafarians. Para estes novos Rastas a Etiópia se transformou no Sião (Paraíso).
A religião Rastafari continuou a tradição de interpretar literalmente a Biblia, o que a tornou única neste procedimento.


QUAL O SIGNIFICADO DE SER UM RASTA?

Os crentes no Rastafarismo são frequentemente mal entendidos. Para muitos, qualquer um que tenha dreas, fume Maconha e toca Reggae é um Rasta. Existem muitos outros elementos, além destes três para ser um Rasta. Rastafari é muito mais que uma religião. É um movimento e um jeito de vida. O estilo de vida do Rasta é a Paz, ou pelo menos a procura pela paz. Eu digo isso, porque por
por todo o mundo o Rasta é oprimido e molestado.



O USO DA MACONHA

Um dos primeiros aspectos que que vem à mente quando as pessoas falam sobre Rastafari é que eles fumam Maconha. Fumar Maconha para um Rasta é uma experiência especial. Eles usam a Maconha para a iluminação da mente para que eles possam corretamente argumentar sobre as coisas do mundo. A Maconha é sempre usada de maneira cerimonial. Antes de fumar a Erva Sagrada o Rasta fara uma prece para Jah ou para Haile Selassie I.
O Rasta chama este ritual de secção de arrazoamento onde eles fuma Maconha para Niubingui. Uma secção de Niubingui é muito diferente do jeito casual que o ocidental fuma Maconha. O ocidental fuma para entretenimento. O Ocidental fuma maconha de manera profana, simplesmente para se rir e bancar de bobo. Isso tem uma enorme diferença do que acontece na Niubingui. Na Niubingui a Erva é coisa séria, sagrada, usada para a iluminação.
Agir como bobo seria desrespeitoso para com Ras Tafari. Sempre um Rasta rezará para Jah antes de fumar a Planta Ritual.
Desafortunadamente para o Rasta, fumar Maconha se tornou um de seus piores problemas.
Isto é pelo fato de que fumar Maconha é proibido em praticamente o mundo todo, com exceção de dois países. Por toda a Terra existe Rastafaris constantemente nos tribunais lutando pela descriminalização da Planta Sagrada para uso Religioso.
Em todos os casos em que um Rasta foi aos tribunais para lutar pelo uso religioso eles perderam. Os países que os Rasta já tentaram lutar pelo uso religioso da Maconha são: Inglaterra, Estados Unidos, África do Sul, Jamaica, entre muitos. Muitos Rastas ao redor do mundo acabaram na cadeia por fumar a Planta Sagrada.
O uso Rasta da Maconha vem do início do Rastararismo ou Garveysmo na Jamaica. Em 1941 um dos primeiros pregadores do Rastafari, Leonard P. Howell, acentou uma comunidade de 1600 Rastas. Esta Comunidade foi chamada Pinnacle. Em Pinnacle, Howell plantou Maconha como agricultura sustentável. Foi neste momento que os Rastas descobriram as propriedades da Ganja, como os Jamaicanos chamam a Maconha. Usaram-na como alimento, remédio, vestimento e que era um canalizador no processo de “Arrazoamento”. Os Rastas, que sempre foram tenazes leitores das “Escrituras Sagradas” foram fundo na “Bíblia” e encontraram muitas referências de uso da “Planta Sagrada”. Desta maneira a “Ganja” foi incorporada na Cultura Rastafari.


DREADLOCKS

Dreadlock é outra parte bem conhecida da cultura Rastafari. A origem do Dreadlock vem da África ancestral, originário da África Oriental.
“O estilo de cabelo chamado de Dreadlock foi criado por guerreiros do Kenia, um estilo ancião de Kemet e Nubia. Na Jamaica no pós-escravidão, este estilo era chamado de “Dreadful” que significa “Temido, Terrível” (Dubb pg.3).
Os Rastas acreditam que não se pode por lamina afiada em seus cabelos. Isto vem também da interpretação literal da “Bíblia”. Devido a esta crença, eles não penteiam nem cortam os cabelos. Existe também alguns grupos de Rastafaris, como os da Niubingui Etíope Coptic de Sião que usam pentear seus cabelos, mas nunca corta-los.
Outra crença sobre este estilo de cabelo entre os Rastas é que os Dreadlocks lembram a Juba do Leão. O Leão é muito significativo pra a cultura Africana porque ele é o Rei dos animais. Estas características para os Rastas são divinas e por isso importante para o Homem Negro. Haile Selasie I é também chamado de “Leão Conquistador da Tribo de Judah” e para os Rastas o uso de Dreadlock os deixa conectados com Jah.
O Uso do dreadlock apareceu pela primeira vez, na comunidade original de Pinnale.
Como em Pinnacle Howell plantava Maconha, a polícia dava batidas frequentes na região. Por este motivo e outros problemas de demarcação territorial da comunidade Rasta, Howell foi forçado a criar uma milícia com grupo de guardas para proteger a área. Estes guardas deixaram crescer os cabelos no estilo dos guerreiros Africanos ancestrais e começaram a ser reconhecidos como “Locksmen”. Por estes motivos os dreadlocks se tornaram um uma marca registrada dos Rastafaris.
Da mesma forma que a Maconha, os Dreadlocks também trazem muitos problemas para os Rastafaris. No início do Movimento Rastafari, os Rastas que usavam Dreadlocks eram brutalizados pela polícia. Isto fez com que muitos Rasta se embrenhassem nas Florestas Jamaicanas para que assim pudessem viver em paz. As coisas não tem sido muito diferentes nos dias de hoje para aqueles que usam Dreadlocks. Tanto na Jamaica como em outros países, crianças que usam Dreadlocks não podem frequentar certas escolas. Assim como a no caso da Maconha, o assunto dos Dreadlocks nas escolas tem sido motivo para muitas batalhas judiciais para a defesa de direito fundamental do ser humano, o livre arbítrio sobre o próprio corpo.


A DIETA RASTAFARI

A dieta Rastafari é outra parte super explorada por aqueles que não conhecem verdadeiramente a Cultura Rasta. O Rasta tem uma crença muito interessante sobre seres mortos. Os Rastas não gostam de estar na presença de animais mortos. Este sentimento é transferido para a dieta Rasta.
O Rasta acredita que é erado comer animais que morreram porque você estaria transformando seu corpo em um cemitério.
Isso não significa que ele não vá comer
laticínios. A maioria dos Rastafari não tem problema em consumir leite e derivados porque isso não vem de animais mortos. Mesmo não comendo carne de animais, muitos Rastas comem peixe. Porém nunca comem ostra e outros animais de concha. Isto também vem da leitura da Bíblia. Alguns Rastas poderão ser tão radicais ao ponto de não comer frutas que tenham sido alteradas de sua forma original. Isso significa que eles não comerão frutas que tenham sido descascadas, cortadas amaçadas ou espremidas. Um grande numero de Rastafaris não ingerem comida processada.


DIALETO RASTAFAI

O dialeto Rasta reflete diretam ente a sua crença de muitas maneiras. “Se você realmente quiser conhecer um Rastafari, ouça o que ele diz”(Hicholas pg.37). O Rasta leva muito a sério o que fala. O Rasta sempre esta tentando fazer sua conversa parecer poderosa e grandiosa.
O que o Rasta fala reflete literalmente o que ele pensa. Sua colocação usa sempre a tradução literal da palavra, da mesma forma que acreditam na tradução literal das escrituras bíblicas. A conversa do Rastafari reflete seu protesto contra a opressão, assim como protesto contra a instituição. Quando a palavra do Rastafari é analizada, mostra quanto o Rasta pensa positivamente.
A retórica do Rastafari muda a lingua Inglesa de maneira que ajude a se fazer um senso literal da palavra, assim como para protestar contra o que o Rasta acredita ser injusto. O Rasta as vezes trocar os sentidos das palavras negativas para um significado positivo.
A troca da palavra “understand”(entender) para “overstand” é um bom exemplo. O prefixo “under” (inferior, sob, etc..) é negatico, enquanto “over” (sobre, demais, superior, etc...) é de sentido positivo. Um Rasta poderia dizer: “Eu e eu, não preciso só entender (understand), mais que tudo preciso compreender (overstand). Observe que o termo “overstand” não existe na lingua inglesa. Um Rasta jamais usaria termos negativos. Ele vai sempre trocar por um termo positivo. Isso é de grande reflexão sobre como o Rasta vê e pensa sobre as coisas de maneira positivOutro interessante aspecto da linguagem Rastafari é o conceito de Eu e Eu. A palavra “Eu” esta em toda parte do vocabulário Rasta. Isto é um nome da religião Rastafari. Isto é uma reverência a Jah (contração fonética da palavra Jeová), pois o Rastafari acredita em um Deus uno, onde Deus e o homem são a mesma coisa, um Deus interno, que existe dentro de cada um de nós. O Rasta diz “I and I” (eu e eu), evidentemente que o primeiro eu é o próprio Jah. O Rasta não aceita a idéia de um Deus externo, que esteja nas alturas, no céu ou seja lá o que. O “I” (eu) é usada també para substituir palavras fortes. Ela é substituta da palavra “you” (você), porque o “you” não faz parte do vocabulário Rasta.
O Rastafai acredita que no princípio só existia a palavra “eu” então veio o Demônio e criou a palavra “você”.



SENTIMENTOS SOCIAIS DO RASTAFARI

O Rastafari acredita exclusivamente na Paz e constantemente prega contra a violência. É muito difícil para o Rasta pregar a não violência porque na maioria das vezes ele mora nas favelas, onde a paz é praticamente inatingível. O Rasta teme a Guerra Mundial, especificamente a Guerra Nuclear. Por isso é que se ouve muito a palavra “Paz” nas letras de Raggae.
Um dos mais importantes aspectos da cultura Rastafari é o permanete protesto contra o sistema institucional. O Rasta se refere as autoridades que governam o mundo como “Babilônia”.
Babilônia é ligada ao Demônio e dirigida pelo “homem branco opressor”. Esta rejeição pelas autoridades constituídas pode ser observada na ordem litúrgica Rastafari que não tem regras como de outras ordens. Não existe nada que precise ser feito para ser um Rastafari, pois o verbo esplica todo o propósito de ser Rastafari. O Rastafari rejeita muitíssimo o Papa: “Queime o Papa. Queime o Papa homem...O Papa é o vampiro que quer nosso sangue. Selasie I é a única cabeça. O Papa é o Demônio”(Lewis pg 45). A frase deste Rastafari Jamaicano demosntra perfeitamente o sentimento que Os Rastas tem sobre as religiões organizadas e o Papa.
A crença econômica da Rastafari é contra o capitalismo. O Rasta acredita que o capitalismo é parte do organismo da Babilônia. O Rasta acredita que o que é dele também é do vizinho. Isso não quer dizer que o Rasta aprova o comunismo. Para o Rasta comunismo seria uma coisa muito organizada. O Rasta também rejeita a idéia de um lider para dizer a ele o que fazer. Muitos Rasta também não aceitam a idéia de se pagar impostos. Por este motivo a maioria dos Rastas não fazem parte da economia formal. Eles prefere viver em lugares que possam plantar suas próprias coisas, ou vivem da economia informal, vendendo coisas pelas ruas. Outros sobrevivem da venda da Maconha.
Uma triste parte desta cultura é em relação a atitude negativa com as mulheres. Alguns Rastafaris acreditam que as mulheres não são iguais aos homens. Novamente a interpretação literal da Bíblia se manifesta. O Rasta acredita que uma boa mulher tem que sempre respeitar o marido e fazer tudo o que ele pedir. Isso contradiz a idéia de igualdade das pessoas. Não existe a instituição do casamento entre os Rastas. Não faz parte da liturgia Rastafari a serimônia de casamento. O Rasta acredita que quando o homem deita com uma mulher ele se torna responsável pelo seu bem estar, dispensando qualquer manifestação externa deste ato.



O RASTAFARI NA ETIÓPIA.

Para muitos Rastas, mudar para a Etiópia é um sonho. Felizmente para alguns este sonho se tornou realidade. Em 1963 o Imperador Haile Selasie I doou quinhentos hectares de terra para qualquer Africano que desejasse voltar para a Etiópia. Estas terras estão localizadas no município de Shasemene. A pequena cidade de Shasemene tem 13000 habitantes. 90% da população é Cristã e 10 % Muçulmana. A cidade tem muitos visitantes porque nesta esta o cruzamento para três grandes cidades Etíopes.
Prostituição é muito comum nesta cidade e muitas mulheres fazem bom dinheiro com este negócio. Fora da prostituição existe muito pouco contato entre os sexos. A economia da cidade é baseada no comércio agrícola. As mercadorias comercializadas são milho, feijão, batata, trigo, cevada e injera (um gão tradicional na cozinha Etíope).
Separados desta economia, os Rastas fixaram uma comunidade que fica a cinco quilômetros do mercado central de Shashemene. A vila cresceu dos originais 12 Rastafaris que chegaram a localidade para dias mil famílias. Quase todos os Rastafaris que movam na cidade vieram da Jamaica. Dos que não são, a maior parte são mulheres Etíopes que casaram com Rastas. Os Rastas que vivem la são membros da congregação Doze Tribos de Israel. Doze Tribos de Israel é a congregação mais bem organizada de Rastarais da Etiópia. A origem da igreja é da Jamaica e tem um ramo no Brooklyn, em Nova Iorque. A Doze Tribos de Israel tende a ser mais radical nas crenças que outras comunidades Rastas. Eles acreditam na volta de todos os Rastafaris para a Etiópia (África). As casas dos Rastafaris deste distrito são feitas de Barro, palha, cerâmica ou restos de concreto. As estruturas são bem firmes porém são todas de um só pavimento. Isso porque construir sobre pisos eles acreditam que é invadir o espaço de Jah.
As paredes são porosas porque os Rastas dizem que assim eles podem respirar de lado de dentro da casa.
Os Rasta que vivem em Shashemene não sofrem nenhum tipo de controle do estado. A economia deles é completamente informal. Isso funciona porque a terra é muito fertíl e eles podem plantar tudo que necessitam para sobreviver. O que eles não conseguem plantar eles trocam pelos seus produtos no mercado central e existe ajuda que vem da Jamaica e outras organisações internacionais. Por isso as pessoas da Vila Rasta conseguem viver sem a interferência de externa e sem ninguém para governar suas ações. Não existe diferênça de classe dentro da comunidade. Projetos de trabalho são desenvolvidos por aqueles que tem mais conhecimento da área.
A vida das mulheres da comunidade de Shashemene não é muito lega. De fato elas são mais oprimidade que em outras comunidades Rasta. É comum mulheres apanhar por ter demorado demais ao ir para o mercado central. Os homens geralmente marcam o tempo de ir até o mercado e voltar sem perde tempo com conversas ou outros tipos de prazer. Se estas mulheres não voltarem dentro do plano de tempo pré-estabelecido, com certeza apanharam.
“ Ela me mostrou as cicatrizes que carrega por ter apanhado como punição por ter se atrasado das compras diárias. Seu marido marcava cuidadosamente o tempo de viagem ate o mercado e o atraso levantou suspeitas de infidelidade” (Lewi pg 112).
Isso é muito injusto, pois os homens vão para o mercado e perdem o tempo que quiserem, fumando maconha, escutando a BBC, vendo o que acontece no mundo e discutindo tudo isso com outros Rastas.
A vida diária dos homens da comunidade é muito diferente das mulheres. Os homens perdem a maior parte do tempo com atividades que não tem relação com trabalho. Eles passam a maior parte do tempo discutindo o mundo na visão Rastafari ou pintando retratos do Haile Selasie I. A maior parte dos Rastas que vive na comunidade não trabalham muito no campo. Os recém chegados fazem os serviços que normalmente são feitos na lavoura. Normalmente eles não ficam muito tempo porque eles são explorados pelos membros mais velhos.
Outras pessoas que vivem na cidade de Shashemene vêem os Rastas de diferentes maneiras. Alguns os rejeitam porque o estilo de vida deles conflita com o resta da comunidade, enquanto outros acham os Rastafaris um grupo inofensivo que não prejudicam a comunidade.
Porém são poucos que acham que os Rastas fazem algo pra ajudar a cidade.
Existe algumas razões para algumas pessoas da cidade não gostar dos Rastafaris. Uma delas tem a ver com a pregação anti-violência dos Rastas, elas acham que eles são muito rápidos em puxar uma faca quando se desentendem uns com os outros. A segunda é que eles são preguiçosos e vendem as roupas no mercado que lhes são doadas por caridade. A terceira reclamação que a comunidade tem sobre os eles é a mesma que em outros lugares que os Rastas vivem, é a reclamação sobre a Maconha.
“Tudo o que eles fazer é fumar Maconha, que os agricultores locais planta pra eles. Algumas pessoas da cidade não gostam disso, assim como nossas crianças começar a usar a Maconha também”. Disse Adbul Onduka, um mecânico de 27 anos.(Bhalla)
A quarta reclamação sobre os Rastas é que simplesmente a crença religiosa deles conflita com as crenças Muçulmanas ou Cristãs.
Os Rastas de Shashemene dão boas vindas para qualquer Africano que queira viver na comunidade Rasta . Eles dizem que na comunidade deles cabe o numero de pessoas que quiser viver ali e que queiram voltar para a África. Os Rasta acreditam que vão transformar Shashemene na cidade mais importante da África. Eles proclamam que um dia ela será uma próspera cidade que derrotara a a opressão do “Homem Branco”. Só que até agora os Rastas fizeram muito pouco ou nada para promover Shashemene.


RASTAFARIS NOS ESTADOS UNIDOS.

Os Rasatafaris têm se aventurado nos Estados Unidos. O scentro dos Rastas nos Estados Unidos de longe é Nova Iorque, porém existem comunidades Rasta por todo os EUA Da California até o Metodista domínio do Texas. Parece que onde existir um descendente de Áfricano que sofreu ou sofre algum tipo de opressão do “Homem Branco” emergira um Rastafari.




RASTAFAIS DE DALAS - TEXAS

Um dos lugares mais intereçantes que emergiu o sentimento Rastafari foi Dalas – Texas. O Texas é um dos lugares mais religiosos do mundo ocidental. Texas é o lugar onde o Cristianismo domina a vida social de uma grande parte da população. Texas também é um lugar de especial discriminação para com Africanos e esta talvez seja a razão da crescimento do Rastafari naquela área.
Os primeiros Rastas apareceram em Dalas a uns vinte anos atrás. A maioria trasida pelo sucesso que o Reggae fez e continua fazendo naquela área. Não se sabe quantos Rastafari moram porlá, porém em uma recente celebração do aniversário do Haile Selassie I apareceram mais de 500 Rastas. A maior parte dos Rastas de Dalas é de Afrodescendentes que procuram por respostas através de movimentos como os “Panteras Negras” ou o “Nação do Islã” entre outras Igrejas Africanas, e acabam se sentindo tão vazios quanto quando chegaram. Moore gastou a maior parte de sua vida procurando por estas respostas. Ele entrou na “Nação Islã” e se sentiu mais oprimido do que antes. Moore se tornou um Rasta e sua vida tem melhorado. “Tem sido uma vida dura, mas como Rasta, temos que continuar em frente” (Jones pg. 4).
Esta citação de Moore mostra como o Rastafari o ajuda a superar a dureza do dia a dia.
Os Rastas de Dalas enfrentam muitos dos problemas que outros Rastafaris do mundo enfrentam. Como a maioria dos Rastafaris vivendo ao redor da Terra, eles enfrentam o problema de fumar a erva religiosa, a Ganja. A pesar disso os Rastas de Dalas atendem aos rituais de Niubingui em toda Lua cheia de Dalas. Os Rastas de Dalas tentam lutar pelas suas crenças na Gaja, ajudando a comunidade a cuidar de pessoas que tenham problemas com drogas pesadas através do uso da Maconha. Os Rastas participam dos manifestos anti drogas promovidos pelos Muçulmanos da área e fazendo isso querem mostrar que não são a favor de drogas. Demonstrando este intertece pelo assunto eles querem ajudar na luta anti drogas e esperam que também ajude eles a legalizar o uso ritual da Ganja.
Os Rastas também enfrenta descriminação religiosa em Dalas. O filho de Moore, Jameel Moore foi suspenso da escola por usar sua coroa na classe de sexta série. O diretor suspendeu Jameel porque ele estava quebrando uma regra que proibia o uso de chapéu na escola. Moore argumentou que aquilo não era um chapéu e sim um adorno cultural, assim como o solidel para os Judeus e o turbante para os Hindus. A conversa acabou quando a escola oprimiu tanto o jovem Jameel que ele foi obrigado a engolir seu orgulho e aceitar não mais mostrar sua fé usando a coroa na escola.
Outro caso de opressão contra Rastafaris é o de Carols e Dana Jackson. Os Jacksons são um casal Rasta que tentou melhorar o relacionamento com a vizinhança da área de West Dalas. Eles encontravam casas abandonadas e as reformavam. No processo de reforma eles pintavam imagens de Marcos Garvey e Haile Selassie nas paredes das casas. Eles faziam jardins e hortas nos locais, colocavam animais que podiam ser cuidados pela população. Quando eles começaram a prestar secções de Niubingui
denunciados por violação de código e eventualmente presos por possessão de Maconha.
As mulheres da comunidade Rasta de Dalas no Texas parecem ser mais bem tratadas que em outras comunidades Rastafari ao r4edor do mundo. Tambem eles são tratadas com igualdade, participam do ritual da Ganja e não são forcadas a ficar em casa como mulheres Rasta de outros lugares. Isto provavelmente é fruto do lugar onde vivem. A cultura Rastafari em Dalas não é tão radical quanto na Jamaca e em outros lugares.
Os Rastas de Dalas parecem não ter aquele espirito rebelioso que os Jamaicanos e Etíopes tem. Muitos Rasta Texanos fazem parte da economia formal, pagam taxa e tem emprego fixo. Istp porque é muito difícil para um Rasta sobreviver na informalidade em Dalas. Os Rastafaris de Dalas parecem ser os mais tranquilos, menos rebeldes e menos motivados a por Babilônia à baixo. O motivo para isso é que lá eles sofrem menos repressão e opressão que em outros lugares. Outro motivo é por Dalas estar muito mais longe do mundo Africano. O Texas tem uma grande população de Afro-descendentes, porém estas pessoas não sente tanta opressão quanto outros negros sofrem, como na Jamaica por exemplo. Outro motivo é por que existem poucos Rastas na área, que reflete o nível de baixa intensidade do que pode ser uma comunidade Rasta.
Rastafari em Dalas é um movimento mais religioso que cultural ou social. Tanto na Jamaica como na Etiópia é o inverso.
O fato de o Rasta de Dalas ser menos intenso não quer dizer que eles não seja Rastafaris. Isto só demostra como o Rastafari pode ser diferente ao redor do mundo. Isto não diferente de pessoas de outras religiões. Toda religião tem pessoas com fé de diferentes níveis e compreensão.
Um bom exemplo disto é a fé Judia, assim como existe o Judeu ortodoxo que tem um nível extremo de crença, outros Judeus por exemplo seguem a “Judeus Reformistas” que leva a fé em um nível bem mais leve.
Então os Rasta da comunidade “Doze Tribos de Judah” podem ser comparados com os Judeus Ortodoxos e os Rastas de Dalas com os Judeus Reformistas.
Independente das diferenças que existem entres estes grupos de cultura Rastafari eles continuam dividindo o mesmo principio basico Rastafari. E o primeiro e mais importante deles é que amam e são devotos de Haile Selassie I.
Em segundo lugar, eles querem lutar contra a opressão do homem negro. Terceiro, eles odeiam e pregam a queda da Babilônia. Quarto, ritualisticamente todo Rasta usa a Ganja para alcançar a clareza de espirito e para se conectar com nosso Jah. Quinto, a aparencia com o estilo de cabelo e a barba. E por ultimo e mais importante, é o amor do Rasta pelo mundo e o desejo de união do homem.
O propósito deste texto na discussão do Rastafai nos mais diferentes ambientes é demonstrar quanto amplo é o espectro da desta fé. Ao mostrar Rastas extremistas como os da “Doze Tribos de Judah” que vivem na Etiópia, mostramos quanto séria esta fé pode ser. Em outra mão, ao mostrar os Rastas de Dalas que são menos ortodoxos, mostramos que esta religião não é sempre tão radical. Nossa intenção foi também demostrar que que o Rastafari existe em todo o mundo. O ponto é que o Rastafari esta em todo lugar, assim como a opressão. Onde houver o peso negativo da opressão você encontrará a força positiva de um Rasta, seja ele negro, branco ou de qualquer outra etnia.


Felicidades,

Jah é o meu senhor.


Bibliografia
Bhalla, Nita. “The Town That Rasatafarians Built.” Ethiopian World Federation June 1
2002

Dubb, Adjua. “Rastrari Way of Life” JahWorks.org


Nicholas, Tracy. Rastafari A Way of Life (Pamphlet no other info given)

Jones, Linda. “The Rasta Way – Dallas Rastafarian community steadfastly pratices an
often misunderstood religion” 08/11/96 Niceup April 4 2002


Lewis, William. Soul Rebels The Rastafari. Prospect Heights: Waveland Press, Inc., 1993

“Rastafari Campaigner Taking Cannabis Case To African Commission” South African
Press Association 20 March 2002

http://debate.uvm.edu/dreadlibrary/grant02.htm
Postado por NIUBINGUI às 15:26 0 comentários
Marcadores: ganja, hemp, Jah, Naybingui, Rasta, Rastafari
RASTAFARI É...
Postado por NIUBINGUI às 15:15 0 comentários
Marcadores: ganja, hemp, Jah, Naybingui, Rasta, Rastafari
domingo, 1 de julho de 2007
NEGUSTA NEGAST

Rastafari


Quando, em 1930, Ras Tafari Makonnen, bis-neto do Rei Saheka Selassie of Shoa, se tornou imperador da Etiópia e proclamado “Negusa Negast” (Rei dos Reis), a população da Jamaica que via em Garvey um profeta do nobre oráculo, considerou este acontecimento como a realização de uma profecia de libertação. De fato, a Etiópia Simbolizava toda África para os descendentes de escravos jamaicanos desde 1784, quando Ministro da Igreja Baptista Americana, George Liele, fundou a Igreja Etíope Baptista na Jamaica. Estes "Garveystas" foram informados pelos jornais e agências de nostícias sobre a grandeza da coroação do Selassie em Addis Ababa e notaram o sibolismo na escolha do seu título formal. Haile Selassie é um título honorífico que quer dizer "O Poder da Santíssima Trindade". Selassie, eles sabiam, descendia diretamente da linhagem do Rei Solomão, então argumentaram que ele era o profeta que por tão longo tempo eles aviam esperado.


HalleluJAH Hallelujah

Salvation, and glory, and honour, and power, unto the Lord our God Salvação, e glória, e honra, e poder, para o Senhor nosso Deus

For true and righteous are his judgments: for he hath judged the great whore, which did corrupt the earth with her fornication, and hath avenged the blood of his servants at her hand. Porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com sua prostituição, e vingou o sangue dos seus servos na sua mão.

HalleluJAH Hallelujah


King of Kings Rei dos Reis

Lord of Lords Senhor dos Senhores

Conquering Lion Conquering Lion
of the Tribe of Judah da Tribo de Judá

Root of David Raiz de Davi

JAH RasTafarI Jah Rastafari

Haile Selassie I Haile Selassie I



And I saw heaven opened, and behold a white horse; and he that sat upon him was called Faithful and True, and in righteousness he doth judge and make war. E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco, eo que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro, e na justiça que ele julga e faz guerra.

His eyes were as a flame of fire, and on his head were many crowns; and he had a name written, that no man knew, but he himself. Seus olhos eram como uma labareda de fogo, e na cabeça havia muitos diademas, e tinha um nome escrito, que ninguém sabia, mas ele próprio.

And he was clothed with a vesture dipped in blood: and his name is called The Word of God. E ele estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e seu nome é chamado a Palavra de Deus.



This site Itinues to grow Esta Itinues site a crescer




RastafarI RastafarI
Email Email
Haile Selassie I Haile Selassie I



Reggae Music And Rastafari


Published May 19, 2003 Publicado em 19 de maio de 2003
Reggae  Music And Rastafari-Main


Reggae music is what took Rastafari to the world and Rastafari took Reggae music to the world. Reggae music é o que levou Rastafari para o mundo e levou a música Reggae Rastafari para o mundo. Bob Marley and the Wailers were the vehicle to take Reggae music and Rastafari to the world. Bob Marley e The Wailers foram o veículo para levar a música Reggae e Rastafari para o mundo. Today Rastafarian's most popular symbol is Bob Marley, who died of cancer in 1981 at age 36. Símbolo mais popular hoje é rastafari Bob Marley, que morreu de câncer em 1981 aos 36 anos. His influence on the music is still strong and many members of his family are now reggae artists themselves. Sua influência sobre a música ainda é forte e muitos membros da sua família são artistas reggae si. He is known as the King of Reggae. Ele é conhecido como o Rei do Reggae.

Formed in the late 1960's the group was known as the Wailing Rude Bwoys. Formado no final da década de 1960 o grupo era conhecido como o Rude Wailing Bwoys. The original members were Bob Marley, Junior Brathwaite, Peter Tosh and Bunny Livingston. Os membros originais eram Bob Marley, Junior Brathwaite, Peter Tosh e Bunny Livingston. The band gained popularity in the early 1970's and then broke up. A banda ganhou popularidade no início dos anos 1970 e depois se separou. Bob Marley changed the name to Bob Marley and the Wailers. Bob Marley mudou o nome para Bob Marley e The Wailers. The Bob Marley "syndrome" caught afire in Jamaica. O Bob Marley "síndrome" apanhado em chamas na Jamaica. The popularity of Bob Marley brought many imitators and changed the face of music in Jamaica. A popularidade de Bob Marley trouxe muitos imitadores e mudou a cara da música da Jamaica. Musicians looking for Bob Marley type popularity, grew dreadlocks and started professing Rastafari. Músicos procurando Bob Marley tipo de popularidade, cresceu e começou a professar dreadlocks Rastafari. The lyrics of many songs were changed and sprinkled with references to Rastafari . As letras das canções que foram alterados e polvilhadas com referências a Rastafari. It was how Reggae was seen by the world and so the musicians obliged. Era como Reggae foi visto pelo mundo e por isso os músicos obrigado.

Reggae Music And Rastafari-Body

These musicans automatically grew dreadlocks, called on the name "JAH" "Haile Selassie" and "Rasta". Estes músicos automaticamente cresceu dreadlocks, invocou o nome "Jah" "Haile Selassie" e "Rasta". They professed Rastafari as a way to gain popularity and the perceived benefits. Eles professavam Rastafari como uma maneira de ganhar a popularidade e os benefícios percebidos. Many wanted to "piggyback" on the foundation laid by Bob Marley and use it as religious justification for smoking the ganja (Marijuana). Muitos queriam "piggyback" sobre o fundamento estabelecido por Bob Marley e usá-lo como justificativa religiosa para fumar a ganja (maconha).

Bob Marley and many that try to follow in his footsteps, are the voice of the poor and downtrodden. Bob Marley e muitos que tentam seguir os seus passos, são a voz dos pobres e oprimidos. The lyrics of the music speaks to the masses. A letra da música fala para as massas. The message in the music in most case are about oppression, poverty, slavery, apartheid and human rights. A mensagem na música, na maioria dos casos são sobre a opressão, a pobreza, a escravatura, o apartheid e os direitos humanos. The music identifies with the struggles of day to day life of poor people. A música se identifica com as lutas do dia-a-dia das pessoas pobres.


Dias de celebração



7 DE FEVEREIRO. - ETHIOPIAN ANO NOVO . (Começo do ano para o Mundo Preto )

1 DE MARÇO - 1958 - FORMAÇÃO DO CONGRESSO. (1958,54b Spanish Town Road Kingston,Jamaica,W.I.) HOLY EMANUEL I KING SELASSIE I JAH RASTAFARI!

23 DE MARÇO - DIA DE LIGA DE IMPERATRIZ. (1980 Formação da Liga de Liberação e Liberdade da Mulher)

21 DE ABRIL - EMPERADOR HAILE SELASSIE eu VISITO A JAMAICA. (Rei Abraão encontra Sacerdote Melquizedec , 1966)

25 DE MAIO - DIA DE LIBERAÇÃO DE ÁFRICA. (Fundando do Organização de Unidade Africano. em Addis Ababa, Etiópia, 1963)

23 DE JULHO- EMPERADOR HAILE SELASSIE eu DIA DE NASCIMENTO. (1892,Ejarsa,Goro a Província de Harar, Etiópia)

1 DE AGOSTO - DIA DE EMANCIPAÇÃO. (1834-1838 Proclamação de Liberdade de Africanos escravado no Indies de Oeste)

17 DE AGOSTO - HON. MARCUS GARVEY DIA de NASCIMENTO.(1887,St.Anns Bay,Jamaica,W.I.)

2 DE NOVEMBRO- COROAÇÃO REAL. (EMPERADOR HAILE SELASSIE eu e Imperatriz Menen Addis Ababa,Ethiopia,1930 )

7 DE JANEIRO- Cristo-Massa Ethiopian. (O nascimento de Terra)


R

HOLY EMANUEL I KING SELASSIE I JAH RASTAFARI! MAMA OMEGA I BLESS!

CONGRESSO INTERNACIONAL NEGRA ETHIOPE AFRICANO

IGREJA DE SALVAÇÃO DIVINA

ANTERIORMENTE EM 54B SPANISH TOWN RD , AGORA EM 10 MILES BULL BAY , ST. ANDREW, JAMAICA, W I. Telefone# 1(876) 365 - 2655 NÓS POVO ACIMA DE TUDO ORGANIZAÇÃO, FICA PARLIAMENTAL GOVERNAMENTAL (GOVERNO), STATECAL (ESTADO), CHURCHICAL (IGREJA) E SABBATHICAL (SABADO), COM NOSSO FUNDADOR DIGNO, LÍDER, PRESIDENTE, DEUS E REI, RT. HON. REI EMMANUEL CHARLES EDWARDS, O CRISTO PRETO - - EM CARNE. OS PRINCÍPIOS E OBJETIVOS DESTE GOVERNO SÃO LIBERDADE, REDENÇÃO, REPATRIATION INTERNACIONAL. 7, 9 OU 13 MILHAS DE STARLINER PRETO DESPACHA RETORNAR CADA HOMEM E MULHER SOB SEU E SEU CIPÓ E ÁRVORE DE FIG, ÁFRICA PARA OS AFRICANOS EM CASA E FORA. CHINA PARA CHINESA, ÍNDIA PARA OS ÍNDIOS AMÉRICAS E INDIES DE OESTE UMA HERANÇA PARA ÍNDIOS ARAWAK, E EUROPA PARA O EUROPEU (CAP. 43 DE ISAIAH.)

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS FRETA ARTIGO 1 - 15. O ARTIGO 15 (A) : TODO O MUNDO TEM O DIREITO A UMA NACIONALIDADE. (B) : NINGUÉM ARBITRARIAMENTE SERÁ PRIVADO DE SEU OU SEUA NACIONALIDADE NEM NEGADO O DIREITO DE MUDAR SEU OU SEUA NACIONALIDADE. PROCURAMOS ESTES DIREITOS SOB AS BANDEIRAS DO CONVÊNIO DE ARCO-ÍRIS, O VERMELHO OURO E VERDE E O VERMELHO PRETO E VERDE, COM A ESTRELA NEGRA DE CINCO PONTAS, O SÍMBOLO DE LEÃO E O 'R' SÍMBOLO. ESTES SÃO AS BANDEIRAS DO MUNDO PRETO UNIVERSALMENTE.

ESTE CONGRESSO NAO PARTICIPARÁ EM nem COM QUALQUER ORGANIZAÇÃO nem EM QUALQUER ATIVIDADE NÃO BENIFICIAL AO MELHORAMENTO DE ÁFRICA E PARA A NAÇÃO PRETA UNIVERSALMENTE.

CREDO NACIONAL

Glória seja a nosso Pai, e ao Filho, e ao Sagrado de criação enquanto era JAH no começo está agora e jamais será o mundo de JAH sem fim. Então nós abençoamos nosso DEUS SELASSIE I JAHOVIA DEUS JAH RASTAFARI nosso DEUS onipotente JAH RASTAFARI grande e terrível DEUS JAH RASTAFARI É NOSSO DEUS ONIPOTENTE. JAH que está em SIÃO e reina nos corações de toda carne. O ALTISSIMO PAI ETERNO JAHOVIA DEUS JAH RASTAFARI ouve-nos e nos abençoa SENHOR. Mantenha e santifique-se-nos todo e causa vosso Rosto Sagrado brilhar sobre nós, seus filhos então seremos poupados e seremos redimidos. O ALTISSIMO DEUS JAH RASTAFARI .

REI DE REIS e SENHOR DE SENHORES conquistar LEÃO da tribo de JUDAH elege DEUS E LUZ deste mundo o próprio HAILE SELASSIE IMPERADOR divino de majestade. O primeiro REI antigo, DE REI ALFA a RAINHA OMEGA. O começo sem fim, primeiro sem último, protetor de toda fé humana e RÉGUA do UNIVERSO. Então nós abençoamos nosso DEUS SELASSIE I JAHOVIA DEUS JAH RASTAFARI nosso DEUS onipotente JAH RASTAFARI grande e terrível DEUS JAH RASTAFARI É NOSSO DEUS ONIPOTENTE. JAH que está em SIÃO e reina nos corações de toda carne. O ALTISSIMO PAI ETERNO JAHOVIA DEUS JAH RASTAFARI ouve-nos e nos abençoa SENHOR. Mantenha e santifique-se-nos todo e causa vosso Rosto Sagrado brilhar sobre nós, seus filhos então seremos poupados e seremos redimidos. O ALTISSIMO DEUS JAH RASTAFARI .

O PRÍNCIPE e PRINCESA sairão de EGITO e nós ETHIOPIANS esticará adiante as nossas mãos e corações a DEUS. NOSSO DEUS DE ETHIOPIA o própria MAJESTADE DIVINA. Vosso espírito vem a todos caminhos do justo. Ajudamo-nos perdoar que devemos ser perdoados, ensinamo-nos amar, lealdade na terra como está em SIÃO. Suporte-nos com vosso sabedoria , conhecimento e entendimento para fazer vosso pedido. A bênção de JAH a nós, o humilde é alimentada, o nu vestido, o doente nutrido, a idade protegido, e as crianças cuidadas. Entreguemo-nos das mãos de nossos inimigos que nós podemos ser frutíferos durante estes dias último, quando nossos inimigos passaram e decaíram às profundidades dos mares, às profundidades da terra e aos intestinos da besta. O dá-nos um lugar em vosso reino eternamente e jamais. Então nós abençoamos nosso DEUS SELASSIE I JAHOVIA DEUS JAH RASTAFARI nosso DEUS onipotente JAH RASTAFARI grande e terrível DEUS JAH RASTAFARI É NOSSO DEUS ONIPOTENTE. JAH que está em SIÃO e reina nos corações de toda carne. O ALTISSIMO PAI ETERNO JAHOVIA DEUS JAH RASTAFARI ouve-nos e nos abençoa SENHOR. Mantenha e santifique-se-nos todo e causa vosso Rosto Sagrado brilhar sobre nós, seus filhos então seremos poupados e seremos redimidos. O ALTISSIMO DEUS JAH RASTAFARI .

Como levantamos os nossos olhos a as colinas de onde vem nossa ajuda, nossa ajuda vem do SENHOR que criou SIÃO e TERRA. JAH nao sofrerá o nosso pé ser movido. Ele aquele cuida-nos não havemos de dormir, vê ele que cuida dos ISRAELITAS hão de nem slumber nem dorme. Nosso SENHOR é nossa guarda. Nosso SENHOR é nossa sombra sobre seu mão direita. Por proteção de JAH o sol nao nos baterá de dia nem a lua por noite. Nosso SENHOR nos conservará de todo de mal, JAH conservará nossas almas. Nosso DEUS JAH RASTAFARI nos conservará ir para fora e entrando, de desta vez ADIANTE, e eternamente mais. Então nós abençoamos nosso DEUS SELASSIE I JAHOVIA DEUS JAH RASTAFARI nosso DEUS onipotente JAH RASTAFARI grande e terrível DEUS JAH RASTAFARI É NOSSO DEUS ONIPOTENTE. JAH que está em SIÃO e reina nos corações de toda carne. O ALTISSIMO PAI ETERNO JAHOVIA DEUS JAH RASTAFARI ouve-nos e nos abençoa SENHOR. Mantenha e santifique-se-nos todo e causa vosso Rosto Sagrado brilhar sobre nós, seus filhos então seremos poupados e seremos redimidos. O ALTISSIMO DEUS JAH RASTAFARI .

Nosso PAI que está em SIÃO, abençoado seja seu nome, seu reino vem na terra como em SIÃO. Dê-nos este dia nosso pão diário, e deixa as palavras da nossa boca e a meditação dos nossos corações sejam aceitável em vosso visão, JAH , nossa força e nosso redentor. JAH que está em SIÃO e reina nos corações de toda carne. O ALTISSIMO PAI ETERNO JAHOVIA DEUS JAH RASTAFARI ouve-nos e nos abençoa SENHOR. Mantenha e santifique-se-nos todo e causa vosso Rosto Sagrado brilhar sobre nós, seus filhos então seremos poupados e seremos redimidos. O ALTISSIMO DEUS JAH RASTAFARI .

EMMANUEL SAGRADO I, SELASSIE I, JAH RASTAFARI.

A TRINIDADE SAGRADA

NÓS OS ISRAELITAS REAIS DE ETIÓPIA ADORAM O DEUS DE ETIÓPIA QUE REINA NO UNIVERSO EM TRÊS ESTRUTURAS CELESTIAIS DE PROFETA, SACERDOTE E REI, PORQUE SEM A PROFETA NENHUMA VISÃO, SEM O SACERDOTE NENHUM ORDEM CERIMONIAL E SEM O REI O POVO PERECE. HON. PROFETA MARCUS MOSIAH GARVEY , HON.SACERDOTE REI EMMANUEL CHARLES EDWARDS , HON. REI EMPERADOR HAILE SELASSIE I, DEUS EM TRÊS PESSOAS, TRINDADE ABENÇOADO E PODEROSO. NOSSA MÃE DIVINA DE CRIAÇÃO, IMPERATRIZ MENEN .

Em quinta-Feira o 21 de abril, na chegada de nossa Majestade Divina, havia grandes sinais e maravilhas nos Céus. Na seua chegada o firmamento tornou-se escuro, o sol retirou seu brilhar e aí saiu do trovão de Céus, tempestades, granizos de lightening e grande chuva aparecida nos Céus; este todo aconteceu num momento; estava um momento de tempo inclemente. Aí apareceu nos Céus um rebanho de pombos brancos, seguido pela aparência do sol em todo brilho com a chegada de um avião que aterrissou no Aeroporto de Palisades. Naquela hora o tempo tornou-se sereno como antes. Aí estiveram levantados para cima grandes gritos de jubilation, porque o Rei de Sião tinham vindo. Aqui Salmos 18 está cumprido, “Curvou-se os Céus e veio para escuridão baixo estava sob os seus pés, e ele anda sobre um cherub e voou sobre as asas do vento. Fez escuridão seu lugar secreto; Seu pavilhão redondo sobre ele eram águas escuras e nuvens grossas dos céus. No brilho que era antes Dele seuas nuvens grossas pedras passadas de corredor e carvões de Profecia de fogo ” também foi cumprido novamente. Jesus chorou igual como nos choramos quando lembramo-nos de Sião. Então virou seu rosto ao leste e esticou para fora a seua mão e dito, “ é Voce meu Deus, Senhor, Criador de Céu e Terra, Criador do sol e a lua, Criador do mar e a terra seca, criador da Majestade dos Céus e Terra. Entregue as minhas pessoas para vos--fora das mãos de seus inimigos. Emmanuel sagrado I, Selassie I, Jah Rastafari.

7:13 de Daniel declara de seua visão de noite. “Um gosta do Filho de Homem veio com a nuvem de céu e veio ao Antigo de Dias e eles O trouxeram próximo antes Dele e aí esteve dado domínio e glória, e um reino que todas pessoas, as nações e linguagens devem servir-O". Hebreus 7 também declara, Abraão encontrou vinda de Melquizedec da matança dos Reis. Nesta seua visita em 1966, Haile Selassie (H. I. M.) estava numas cabeças mundiais de excursão de Governo selar para profecia de cima para baixo aqui em Egito- Jamaica no Vale de Josephat; selar e fechar os 66 livros da bíblia, que está dado a nós como para um compasso para baixo aqui em cativeiro. A realização final era quando ele e eu, o Honrado Principe Emmanuel, um de 31 líderes, H. I. M. encontramos em Casa de Gordan. Aqui Revelação esteve cumprida quando o cordeiro tomou para fora da mão direita do Rei’s passa o livro do selo 7 e também foi apresentado com uma medalha de ouro; para ele, era isso teve, as sete estrelas na seua mão direita, Emmanuel Sagrado I, Selassie I, Jah Rastafari. FIQUE PARA IGUALDADE E JUSTIÇA

Imperador de Etiópia, Rei de Reis e Senhor de Senhores Conquistar Leão do Tribo De Judah o próprio Divino de Majestade. Haile Selassie I fala ao mundo. "NÓS EM ETIÓPIA TEMOS UM DA VERSÃO VELHA DA BÍBLIA, mas entretanto velho a versão pode ser, em ele que linguagem pode é escrito a Palavra sobra idênticos. Transcende todas divisas de impérios e toda concepção da raça. É eterno. A nenhuma dúvida você todo lembra-se de leitura nos Atos dos Apóstolos de como batizou Philip o oficial de Ethiopian. É o primeiro Ethiopian em registro ter seguido Cristo, e daquele onwards de dia a Palavra de Deus continuou a crescer nos corações de Ethiopians. E poder diz para mim que de infância prévia que eu fui ensinado apreciar a Bíblia e meu amor para ela aumenta com a passagem de tempo. Para todos meus problemas que eu achei, ela tem sido uma causa de conforto infinito. " Vem a Mim, todo ye que trabalha e são laden pesado, e eu darei descansa." Pode resistir um convite tão pleno de compaixão? Por causa desta experiência pessoal na bondade da Bíblia, eu fui resolvido que todo meu compatriotas também deve compartilhar seua grande bênção, e isso por ler a Bíblia eles devem achar Verdade para sees. Portanto. .... Causei uma nova tradução ser feito de nossa linguagem antiga na linguagem que o velho e o jovem entendido e falou.

Hoje homem vê todas seuas esperanças e aspiraçoes esmigalhar antes dele. É deixado perplexo e não sabe destino que ele move. Mas deve saber que a Bíblia é seu refúgio, e a ponta de começa para toda humanidade. Em ele homem achará a solução dseuas dificuldades presentes e direção para seua ação futura, e a menos que aceita com consciência clara a Bíblia e seua grande Mensagem, ele nao pode esperar salvação. Para minha parte, eu glória na Bíblia.

DEIXE AS MINHAS PESSOAS IREM! Alcançamos o tempo quando cada minuto, cada segundo deve contar para algo feito alcançado na causa de Africa. Necessitamos a liberdade de Africa agora; portanto, desejamos a espécie de liderança que dará a nós tão rapidamente quanto possível. Você que nao saberá só indivíduos mas governos usam seua influência contra nós. Mas o que faz preocupamo-nos com a besta? E qualquer coisa que não é justo nós não temos nenhum respeito para o certo, porque Deus Onipotentes é nosso líder e Jesus Cristo nosso portador normal. Contamos com os para aquela espécie de liderança que nos fazrá libertar, para é o mesmo Deus que inspirou o Salmista escrever, “Príncipes sairão de Egito e Etiópia esticar adiante a passa a Deus e eu acho que eu vejo o Anjo de Deus tomar para cima o padrão do Vermelho, o Preto e Verde. E ditado “Homens da Raça Negra, Homens de Etiópia, seguem-me ” hoje à noite nós somos seguintes. Somos seguintes 400 milhões fortes. Somos seguintes com uma determinação que nós devemos ser livres antes do desastre de questão, antes do choque de mundos.

OSABADO

A FUNDAÇÃO DO CONGRESSO É O MANTER DO SABADO DE ACORDO COM CAPÍTULO DE ÊXODO 20 E 31 DA BÍBLIA. ESTE DIA FOI CRIADO PARA TODOS FILHOS E FILHAS PRETOS MANTER SAGRADO, E PARA TODO O MUNDO MANTER. O NENHUM DINHEIRO SER GASTADO NESTE DIA, DE 6 DA NOITE SEXTA FEIRA A 6 DA NOITE SÁBADO, O DIA DEVEM SER MANTIDO SAGRADO. NÃO TRABALHO A SER FEITO NESTE DIA, ISTO É SOMENTE UM DIA DE SERVIÇO. É UM DIA ABENÇOADO PARA TODO MUNDO MANTEM-NO SAGRADO. ASSISTIMOS SERVIÇO, ISSO É DIZER TOMAMOS NOSSA BÍBLIA E VAI DE LADO E LÊ. SEJA NO TABERNÁCULO OU EM SEU QUARTO, VOCÊ DEVE MANTER ESTE DIA SAGRADO, TODO que VOCÊ TEM QUE FAZER É PROPORCIONAR SEUA REFEIÇÃO DE sexta-FEIRA, VOCÊ FICA DE JEJUM DE MEIA-NOITE sexta-FEIRA ATÉ MEIO-DIA DE SÁBADO ENTÃO VOCÊ COMERIA SEUA REFEIÇÃO. ISTO É PARA A CASA DE ISRAELITA, O DIA DO SENHOR MANTEÊ-LO SAGRADO. EMMANUEL SAGRADO I SELASSIE I JAH RASTAFARI. O MUNDO DE MAL CONTA-O AQUELE domingo É O DIA DE ADORAÇÃO, ISTO É O IMPERIALISMO E MEIO DE COLONIALISMO DE ADORAÇÃO, ISSO NAO PODEM LEVAR VOCÊ A DEUS MAS A MORTE; O MEIO DA SOCIEDADE E O CRISTIANISMO. ISTO É MEIO DE SATAN DE ADORAÇÃO, O ' X ' MUNDO CUJO ENSINO LEVA A SEIS A SEIS. DEVE ESCOLHER 'R' PARA 'R' É DIREITO, O HOMEM DE DIREITO PODE POUPAR VIDA, NAO SATAN QUE O MATA DIÁRIO. TODAS PESSOAS NO MUNDO DEVEM MANTER O DIA DE SABADO SAGRADO, PARA DEUS ESTÁ EM CARNE, O DEUS PRETO ESTÁ EM CARNE, NAO MORTO COMO O BRANCO QUEM ESTÁ NA CRUZ. PESSOAS PRETAS VIRAM AO SABADO PARA POR MANTER O SABADO VOCÊ TEM VIDA ETERNA.

O HOMEM DE DIREITO É DEUS EM CARNE

HOMENS DE ERRADO SÃO DIABOS EM CARNE

MULHER DE DIREITO É DEUSA EM CARNE

MULHERES DE ERRADO SÃO DIABAS EM CARNE

A BELEZA É VÃ, FAVOR É FALSO,

MAS A MULHER QUE TEME RASTAFARI,

ELA SERÀ  ELOGIADA!

AS SAUDAÇÕES NO NOME DO ALTISSIMO, O DEUS DE VIDA, QUEM VIVA EM TODA CARNE DE TODAS PESSOAS UNIVERSALMENTE, PAZ, AMOR E ALEGRIA A TODA MULHER, ESPECIALMENTE TODA PRINCESA PRETA REAL DE ETHIOPIA; SAUDAÇÕES. ISTO É O CONGRESSO INTERNACIONAL NEGRA ETIÓPE AFRICANO, LIGA DE LIBERAÇÃO DE LIBERDADE DA MULHER. (E.A.B.I.C.W.F.L.L) CUJAIS PLATAFORMAS PARA TODA MULHER DE DECENDENTE AFRICANO DISPERSADAS QUATRO - ASAS DA TERRA POR ESCRAVIDÃO. FICAMOS REUNIR MULHER DE TODO RAÇAS AO DIREITO DE SEES, VIVER AO PRINCIPALIDADES E PARA A INTEGRIDADE DE NOSSA MÃE DE CRIAÇÃO, O PRIMEIRO MARIA PRETA, RAINHA OMEGA. NÓS IMPERATRICES REAIS DA LIGA DE LIBERAÇÃO DE LIBERDADE DA MULHER DO ' E.A.B.I.C. ' FICAMOS DE PLATAFORMA COM NOSSA FUNDADOR DIGNO, LÍDER, PRESIDENTE, DEUS E REI O RT. HON. REI EMMANUEL CHARLES EDWARD, O CRISTO PRETO. ELE É NOSSO REDENTOR PODEROSO QUEM VEIO A NÓS COM SEUA SALVAÇÃO, DENTRO DOS PRINCÍPIOS DIREITOS DE SUPREMACIA PRETA DE MODO QUE TODA MULHER PODE CONSTRUIR DIANTEIRO UM DIREITO DE CUMPRIR A LEALDADE AO CRISTO PRETO EM CARNE. FAZEMOS UM APELO A TODA MULHER QUE DESEJA VIVER A UM DIREITO TAMBÉM ADERIR ÀS LEIS E PARA MANDAMENTOS COMO DECLARADO EM ÊXODO 20 & 31. VIVEMOS AOS 21 DIAS MENSAL (SEPARAÇÃO) PRINCÍPIOS DE PURIFICAÇÃO E OS 4 PRINCÍPIOS DE PURIFICAÇÃO DE MESES DEPOIS DE NASCIMENTO DE CRIANÇA. (LEVITICUS 12 & 15 VS. 19 - 33). LEVADAS CATIVAS SOB O IMPERIALISTO E COLONIALISTO BRANCO E NÓS, A MULHER PRETA DE ETHIOPIAN, ESTAVAMOS SENDO TORTURADAS, ESTAVAMOS SENDO BATIDA E FORÇADAS A DEIXAR NOSSOS PRINCÍPIOS DE CRIAÇÃO PARA ADOTAR OS PRINCÍPIOS DE MAL DAS PROSTITUTAS DE RAHAB E BABYLON. O 'E.A.B.I.C.W.F.L.L.' CHAMAM SOBRE TODA MULHER DEIXAR OS MEIOS DO HARLOT E VIVE A PRINCÍPIOS DE DIREITO PARA QUE O SENHOR TAMBÉM POSSA CONSTRÓI O TEMPLO DE DIREITO EM EU E NA CASA PRETA ISREALITA. A NENHUMA MULHER SÃO USAR QUALQUER FORMA DE ARTIFÍCIOS ANTICONCEPCIONAIS ARTIFICIAIS. OS ANTICONCEPCIONAIS E OUTROS MÉTODOS FRACASSADOS SÃO UMA INVENÇÃO DE MAL QUE OPÕE-SE AS LEIS NATURAIS DE VIDA E É UMA ABOMINAÇÃO A DEUS, JAHOVIA, JAH RASTAFARI . SE SÃO PREOCUPADAS SOBRE O TAMANHO DA SEUA FAMÍLIA ATINGE A ESTES PRINCÍPIO DE DIREITO POR VIVER A 21 PRINCÍPIOS DE PURIFICAÇÃO DE DIAS, UM MÉTODO NATURAL DE CONTROLE. MULHER PRETA EXAMINA SEUA VIDA E VÊ COMO VIVE. A LIGA DE IMPERATRIZ FOI ESTABELECIDA NO 23rd DE março, 1980.

Rastafaris - Legalize!!!



O rastafarianismo está nas enciclopédias da pós-modernidade. o Rastafarianismo é um Movimento político e religioso em expansão, originário do culto jamaicano que reverencia o imperador etíope Haile Selassie I como personalidade divina.




O movimento foi influenciado por activistas negros da década de 1930, principalmente Marcus Garvey.


O rastafarianismo combina elementos das religiões africanas, narrativas bíblicas e cultura afro-caribenha. Os seus seguidores acreditam que os negros são as tribos perdidas de Israel, que serão redimidas com o retorno à África. O movimento não tem igreja nem clero, e a prática ritual é espontânea.

Os rastafaris, expressam seu sentimento de fraternidade através de determinados símbolos: o estilo do (que não é cortado e forma longas tranças), a utilização das cores nacionais etíopes (vermelho, preto, verde e amarelo ouro), hábitos alimentares (evitam a carne de porco) e o ocasional uso da cannabis como forma de ajuda à meditação (chama-lhe meditação...lolol).

A música popular jamaicana, especialmente o reggae, com destaque para o cantor e compositor Bob Marley (1945-1981), constitui um meio popular de disseminação das idéias rastafaris.
Curiosidade: há quem diga que, aquando a morte de Bob Marley, foram encontradas 7 espécies de piolhos na sua cabeça!