Boboshanti e o Turbante

Boboshanti e o Turbante

Por Ras Nando

Uso comum entre os Boboshantis o turbante tem sido usual entre diversas pessoas e Rastas menos Ortodoxos. Para entendermos um pouco mais sobre esse hábito que se espalha pelo mundo devemos voltar aos anos 50, data aproximada em que Emmanuel transferiu-se para Bull Bay.

No final dos anos 50 a comunidade Rasta mais Ortodoxa da Jamaica, liderada por Emmanuel Charles Edwards passava por uma transição. Forçados a abandonar suas terras e vendo seu povo ser relacionado a Traficantes, Bandidos e Homens Pervertidos, Emmanuel decidiu por estabelecer regras de conduta mais severas, afim de destacar aqueles pertencentes ao Reino Reto de Melquisedeque, Reino do Nyabinghi de uma maioria que insistia em servir a outros Reis e outros Deuses. Cristo Clamou ao Pai e instruiu para a Salvação de Israel. Assim um dos Recados para o povo foi o dever de Cobrir suas cabeças, Juntamente aos outros Sacerdotes, Emmanuel coroou cada Irmão com um Turbante, os declarando profetas. A Regra então foi estabelecida, todo o povo ali presente foi coroado e passou a servir ao Cristo Vivo, tendo agora o Turbante em sua cabeça, escondendo seus Dreadlocks dos olhos do inimigo. Com o passar do tempo e a crescente admiração pelas palavras de Emmanuel mais gente subia a montanha para as celebrações de Sabbah regidas dentro do Tabernáculo, que já contava com a Banda de Daniel, liderada pela ordem Nyabinghi. Muitas dessas pessoas que participavam da celebração ficavam pelo monte por semanas, messes e até anos, essas pessoas eram introduzidas na Escola de Jerusalém onde erram re-educadas para uma vida natural e correta, aprendendo as sagradas escrituras, o Amharico e o uso de plantas e ervas na medicina e alimentação. Após os primeiros aprendizados todos eram coroados e recebiam seu Turbante. Muitos ficavam pelo monte e por ali estabeleceram sua vida, outros abandonavam e voltavam a viver no centro da cidade. Aos poucos o turbante ia se disseminando pela Ilha Caribenha fazendo com que pessoas usassem mesmo sem serem coroadas por Cristo. Com uma Jamaica muito sofrida, envolvida pelo crime e prostituição, diversos artistas procuraram Emmanuel e a Escola de Jerusalém para livrar-se dos problemas que muitos deles sustentaram vergonhosamente. Cristo nunca fez acepção de pessoas, sejam elas certas ou erradas e assim coroou e ensinou um por um para o bem e o amor. Mas nesse tempo já era inevitável, o turbante passou a fazer parte da indumentária de diversos Cantores de Reggae em todo mundo e começava a ser usual na cabeça dos idólatras das Festas e perversões. A coroação já não era mais necessária, todos vestiam um turbante como se fosse simplesmente um ato involuntário, sem a presença Divina.

No Brasil uma onda de Turbante se espalha rapidamente, a bonita e forte defesa do Rasta Ortodoxo começa a ser banalizada. Para um Boboshanti, Vestir um Turbante é como ter Cristo na sua cabeça, portanto para receber Cristo você deve ser coroado por um Sacerdote da Ordem de Melquisedeque e deve ser instruído para que possa arcar com tarefa de carregar o Filho de Deus sobre você. É tempo de olhar para correção e com humildade buscar o aprendizado Real de Nossos Sacerdotes e Anciões, antes de qualquer atitude para com nosso corpo ou nossa fé devemos orar e vigiar, muitas vezes por inexperiência colocamos nossos impulsos na frente e tornamos o Rasta em um Artista ou um estereótipo, somos um povo, o povo de Israel e Devemos seguir a sua Majestade Imperial Haile Selassie, ao Profeta e ao Sacerdote, devemos ter consciência de que o ensinamento vem a frente de qualquer atitude e aquele que vigia seus atos sabe onde pisa.

Turbante não é um artigo para Venda ou um acessório para festas. É uma Coroa. Você pode comprar uma Cama, uma Casa, uma Camiseta, uma Toca ou um Chapéu, mas uma coroa que é vendida de nada vale. Nenhum Rei compra sua Coroa. Somos Reis e Rainhas. Seja Coroado.

Haile I Selassie I Jah Rastafar-I

Emmanuel Charles Edwards

Emmanuel rei servo do Senhor a Moisés Negro nosso Redentor --- defendem a justiça de salvação.


Emmanuel Charles King Edwards, fundador do movimento Bobo Shanty na Jamaica. King Emmanuel foi a primeiro verdadeiro Rastaman. O Bobo Shanty acredita na reencarnação e que Deus tem de ser real ou ele não pode ser adorado e é sobre este princípio que o Rei Emmanuel após a sua morte manisfestou no corpo do Padre Shanty e tem permanecido ali.
Shanty sacerdote explicou que King Emmanuel foi crucificado por seus seguidores, em 1994. Sua morte foi um choque para a comunidade Bobo Shanty na Jamaica que acreditavam que o rei Emmanuel tinha a vida eterna e nunca iria morrer. Mas ele teve que morrer para ensinar a seus seguidores uma lição, de acordo com Priest Shanty. Eles tinham-se tornado desrespeitoso para os desejos do rei Emmanuel e ele permitiu-se a morrer para mostrar-lhes o erro de suas maneiras.

Prince Emmanuel é o reincarnate do Cristo há 200 anos, cumprindo Apocalipse 5, como o Leão de Judá, nem mais Cordeiro para o abate. Prince Emmanuel fundou e trouxe de volta para o fim do passado a sua verdadeira forma, no futuro, o Boboshanti Ordem, a Ordem de Moisés, mas em um novo nome. In 1958 Em 1958 Prince Emmanuel os juntou, em espanhol Town, Jamaica, durante este tempo que a igreja foi construída o governo tinha para lhes enviar trotting. Eles mudou-se para nove lugares até que finalmente resolvida mediante a hilltop com vista para o porto de Kingston, Jamaica, no Quilômetros de 9 Bull Bay, ou seja, Zion Hill.

A Ordem Boboshanti ainda está situada hoje existe e é generalizada em todo o mundo inteiro. Prince Emmanuel foi reconhecido como o Cristo, porque da forma como ele veio a nós e ao percurso e ao seu modo de vida. Ele tinha o espírito de Cristo. Emmanuel veio sem mãe ou pai, assim como Jesus risto veio - Joseph & Mary não eram seu pai nem mãe. Jah, Selassie I, optou-los a conceber seu filho. Emmanuel Emmanuel viveu como o Cristo, mostrando amor, ensinar a palavra de seu pai, o ensino sabedoria.

Emmanuel viveu como o Cristo, mostrando amor, ensinar a palavra de seu Pai, o ensino sabedoria.Emmanuel restaurada a igreja, trazendo de volta a Ordem & Lei de Moisés, porque o próprio Cristo diz: "Se você não pode acreditar nas palavras de Moisés, então como é que pode acreditar no que eu digo." Portanto, agora a viver Boboshanti Moisés e seguir Cristo DESPACHO para mostrar que nós acreditamos nele, e nós vamos fazer esse sacrifício para mostrar-lhe.
Cristo é o único filho de Deus. Ele é nosso salvador e do mundo. É tempo de chegar a todos os que isso. Aqueles que não acreditamos e sabemos que Cristo é o salvador ou que não acreditam no que diz ele terá um terrível julgamento. Por que você não pode chegar ao Pai sem saber do filho.

Jesus Cristo
Tal como em Apocalipse se diz que o mundo irá Babylon guerra e fazer a guerra contra o Cordeiro. O mundo não gostava Emmanuel, nem Cristo 2000 anos atrás. Portanto, era em sua época e, portanto, deve ser, neste momento agora. Mas há 2000 anos Cristo veio para salvar os pecadores, para que eles teriam chance de entrar em Zion. Ele derramou o seu sangue para nós. Ele era o Cordeiro para o abate em seguida. Mas agora ele retorna como a conquista Lion. Não há mais cordeiro ao abate. Ele vem para derrotar Babilónia, e conduzir o seu povo para fora do bondage.

Temos que realizar a nossa meditação e orar e manter a sua expressão nestes dias. Estes são os últimos dias. Não sabemos quando o mundo vai acabar mal, ou quando o seu julgamento virá. Mas nós virtuosos Kings & Queens devemos preparar para ele. Deixe o pecador manter a sinning e deixar o bom manter a fazer o seu bom.

Início da vida
Não se sabe muito sobre o início da vida de Charles Edwards. Como uma juventude que ele pode ter sido influenciada pelos ensinamentos de Ras Tafari como ele se tornou um Rastafari. Sua primeira aparição foi em um comício do líder Rasta Leonard Howell. O homem carismático fiery realizou um discurso, dirigido contra aqueles que adoram a Rainha Elizabeth "Whore da Babilônia" e levou seus seguidores pelas ruas da Jamaica em Ackee Walk. Ele pregou as doutrinas de Marcus Garvey e Howell, ambos muito influentes pessoas e profetas da cultura Rastafari. - they claimed him to be Adonai incarnate Pouco tempo depois ele próprio era considerado como Sumo Sacerdote por seus seguidores, e ainda mais - que ele alegou para ser Adonai encarnar.

Bobo Shanti
Em 1958, King Emmanuel VII oficialmente fundada a Etiópia África Negra Congresso Internacional (EABIC), enquanto a reconstituir a antiga tradição Melchizedek. King Emmanuel VII sendo o presidente-fundador, Deus, e do Rei Bobo Shanti Ordem, foi devidamente reconhecido como creational coroado campeão dos direitos humanos e da justiça humana, bem como embaixador para o repatriamento e à reparação de rede de Sua Divina Majestade Imperador Haile Selassie I da Etiópia. Emmanuel VII King's Royal apóstolos e santos ou seja, sacerdotes, profetas, Empresses, & princesas são referidos como "Bobo Shanti" ou simplesmente "Bobo temores." Eles são reconhecíveis pelo seu rigor e acondicionada turbans flui Xailes, respectivley gasto para cobrir as suas fechaduras consagrada. Nos seus anos como presidente-fundador, Deus e Rei dos EABIC, King Emmanuel VII restabelece os princípios para a sua antiga ordem divina e legaram esses princípios para a sua Royal apóstolos e santos para a orientação espiritual.

Motivo de ser considerado Cristo Negro
Porque King Emmanuel VII foi altamente considerado como o Cristo Negro-em-polpa, o Royal Santos quem ele seguiu em seu sojourn identificados cada um de seus respectivos ambientes como anteriormente registados na Bíblia. Por exemplo, Ackee Walk era suposto ser a Nazaré, onde veio a partir de Jes-us, Harris Street foi Galiléia, onde Jes-nos depois de deixar a sua casa nativa, oitavo Street, Capernaum e nono Street, Belém, pois foi ali que Yeshua , Queen's Rachel filho, nasceu. A liquidação em Bull Bay é chamado Monte Temon, onde Deus teve origem, por Genesis passagem. O Bobo Shanti trindade, consiste de Marcus Garvey como o Santo profeta, Emmanuel VII como Rei, o Santo Padre e Haile Selassie como o Rei Divino.

Em todos os cantos e leituras da Bíblia, os membros do Congresso geralmente utilizam essas frases como: "O 7 º REI Emmanuel ADONAI DEUS JAH RASTAFARI".

"HOLY EMMANUEL I KING SELASSIE I JAH RASTAFARI". "Eu rei santo Emmanuel SELASSIE I JAH RASTAFARI".

Você pode ouvir estas frases em canções de cantores como reggae Sizzla, Capleton, Turbulence, Junior Reid, Anthony B Fantan Mojah e que são também os seguidores do Bobo Shanti ordem.

Bobo Ashanti - Conhecer e aprender

Bobo Ashanti é uma congregação rastafari que surgiu nos anos de 1950. Seu fundador, "Príncipe" Edward Charles Emmanuel, principal figura na história desta comunidade, é um exemplo bastante extremado da liderança carismática dos Elders dentro do sistema hierárquico das relações entre os rastas. "Elder", palavra do dialeto jamaicano Patois, certamente é uma corruptela fonético-ortográfica do inglês OLD e OLDEN, significando velho, antigo e ainda, familiar, conhecido.

A designação destes líderes rastafaris, portanto, está ligada aos atributos específicos que a comunidade espera de um líder cujo "cargo" é vitalício. Maturidade como signo de saber, experiência acumulada e amplo conhecimento do perfil psicológico, consciente ou não, das pessoas a quem deverá orientar. Edward Emamanuel, chamado "Príncipe" por seus seguidores, em determinado momento de sualiderança religiosa, aderiu à idéia mística deseus seguidores de ele, Emmanuel, era, de fato, manifestação terrena e humana de uma das Pessoas da Santíssima Trindade, o próprio Jesus que havia retornado para guiar o povo no caminho da Salvação.

No Ocidente do século XX, o movimento Rastafari, ainda que por vezes apoiado em uma teologia questionável, representou e ainda representa um poderoso instrumento de resgate da identidade cultural dos povos negros em todo o mundo. Em sociedades culturalmente globalizadas, entre blasers, jeans e T-shirts, o apelo dos trajes afro-árabes do Elder é uma ousada manifestação de auto-estima étnica e orgulho da própria história.

O mito em torno de Emmanuel começou a se formar em um evento que reuniu várias congregações rastafari a fim de discutir as diretrizes do movimento. O assunto que mais interessava aos participantes era a proposta de Repatriação, um anseio que há muito vinha crescendo entre os jamaicanos: o retorno à África como resgate de um destino natural que a atividade escravista havia distorcido de forma cruel. O Retorno era encarado como um direito dos descententes de escravos, uma dívida dos brancos para os negros, era um ato corretivo lógico para o grande erro europeu do passado, era um sonho na consciência negra. Durante a Convenção, Emmanuel liderou uma caminhada simbólica que decretava o fim do degredo forçado e início do esperado Retorno.

Sua atuação no episídio impressionou de tal maneira que boa parte da audiência foi tomada de grande respeito pelo Elder a que passaram a ver como dotado de uma aura divina em torno da qual foi elaborada toda uma tese teológica de reencarnação da Santíssima Trindade em pessoas terrenas que representavam o Pai, o Filho e o Espírito Santo, anunciando assim um tipo de manifestação material inédita da Unidade Incognóscível (Deus) que, no século XX, teria assumido condições de existência humana, como o próprio Cristo Jesus fizera. Desta vez, a Trindade estava corpofiricada em três indivíduos: além do Jesus-Emanuel Edward, o Filho, o Pai foi identificado em Haile Sellasie, o Imperador da Etiópia, voz africana de destaque internacional; quanto ao Espírito Santo, foi reconhecido no líder político Marcus Garvey, duas vezes personagem bíblico porque além de representar o Espírito Santo era visto como reencarnação de João Baptista, ou aquele que precedeu e previu a vinda do Cristo.

Evidentemente, a teologia dos Bobo-Ashanti é um alvo fácil para as críticas dos estudiosos. Haile Selassie que era bastante versado nos temas do cristianismo, que conhecia numerosos textos sagrados além da Bíblia canônica além de ser profundamente religioso, rejeitou inteiramente qualquer associação de sua pessoa com Jesus, o Cristo. Recusava adorações; lembrando que era apenas um homem afirmou: "não deve o homem adorar o homem", e colocava-se como humilde servo de Deus. Marcus Garvey também se negava a aceitar a exótica doutrina do Príncipe Emmanuel e mesmo de outros rastas, como o Elder Mr. Gad, das Doze Tribos, que também via Garvey como profeta e traçava analogias entre Garvey e João Batista, Selassie e Jesus, visão diferente portanto da de Emmanuel. Porém, Gad foi cauteloso, sempre usando metáforas e meias palavras. Há relatos de que Garvey chegou a considerar os rastafaris como fanáticos loucos por conta de tais idéias.

Não obstante, o povo aceitou facilmente a esperança que vinha desta "Trindade" teologicamente duvidosa e Emmanuel assumiu plenamente seu papel de Messias Negro organizando sua Igreja com severas regras morais, adotando fortes signos de identidade e fundamentando seu discurso com passagens da Bíblia com ênfase especial para a regulação do comportamento contidas nos livros do Antigo Testamento. Quando fala de Repatriação, recorre com frequência aos episódios de cativeiro dos judeus: na Babilônia e no Egito. Além do judaismo cristão, também o islamismo parece exercer considerável influência no sistema de Emmanuel e nisto não há conflito pois que a doutrina muçulmana também foi construída com elementos retirados do judaísmo e do cristianismo.

Na página oficial dos Bobo-Ashanti-Brasil, a Congregação se declara como Estado Parlamentar do qual "Prince Emmanuel" é "líder, presidente, Deus e Rei". Os principais objetivos deste Estado sem território estão assim relacionados: "Liberdade, redenção e repatriação" (retorno à África) ou ainda "África para os africanos, China para os chineses, Índia para os indianos, América para os Aruaques e Caraíbas e Europa para os Europeus". A denominação Bobo-Ashanti, que passou a ser usada a partir dos anos de 1970, é mais uma afirmação da identidade negra, referência ao passado glorioso das nações africanas. Bobo significa gente ou povo negro e shanti ou ashanti era a designação para os guerreiros entre os Kumasi, da atual República de Gana, antiga Costa do Ouro, norte-ocidental do continente.

O resgate cultural parece ser uma das preocupações centrais da ideologia da Congregação. Curiosamente, a originalidade dessa cultura há muito se perdeu entre entre os afro-descendentes que, nas Américas, assimilaram elementos das tradições de outros povos gerando uma expressão variada do modo ser Bobo-Ashanti. Os Bobo da Jamaica não são absolutamente iguais aos Bobo de Trinidad-Tobago, por exemplo, assim como não iguais aos seus ancestrais Kumasi. Mesmo na África, o contato com os europeus, árabes e judeus, há muito introduziram todo um corpo de idéias importadas e devidamente assimiladas que aparecem no modo de viver, nos padrões de consumo, na ordem social e, especialmente, no âmbito religioso.

Atualmente, as religiões primitivas da África não pereceram, porém ocupam um lugar periférico em relação às "grandes" religiões: cristianismo Católico Romano, Protestante e Ortodoxo, judaísmo e islamismo (ao norte do continente) e hinduísmo (sul). Entre os Bobo, a herança judaico-cristão está concentrada na doutrina enquanto no cotiano da comunidade são adotados costumes que remetem às normas de comportamento islâmicas.

A simples visão dos sacerdotes Ashanti informa imediatamente o caráter sincrético de suas crenças e cultura como um todo. A doutrina é marcadamente judaica, a filosofia de vida em comunidade é cristã, o código social para as mulheres e a indumentária revelam a influência muçulmana, os dreads e uso da ganja remontam à Índia Antiga e as três cores simbólicas do rastafarianismo são tributo da Jamaica à Etiópia.

O "Credo" dos Bobo é uma ilustração clara dessa mistura de crenças. Deus é denominado Jeová, como no Antigo Testamento Cristão e nas Escrituras Judaicas. Palavra composta, Jeová ou Jeovah reúne duas palavras do hebreu arcaico: Jod e Ieva, que significam "Homem e Mulher" ou "Adão e Eva", posto que Jod é o Lingam ou o símbolo fálico, e Ieva, é Ova, ou Ovo-mão, ou ainda arca, em referência ao sexo feminino. O "Jah" dos rastafaris é, portanto, a face masculina da divindade Jeovah, nome cujo significado, conforme exposto acima, se perdeu entre as mutações culturais dos séculos que se passaram. Outra peculiaridade do Credo Bobo é a referência ao Haile Selassie, último Imperador da Etiópia, como se fosse o próprio Deus, "nosso DEUS SELASSIE", seja como Deus-Pai ou como Deus-Filho, o Cristo - Messias, Salvador.

O dogma Cristão da Santíssima Trindade, que não é somente cristão, ao contrário, é um dogma universal em relação à ontologia (forma de ser) de Deus, presente em todas as religiões do mundo, ganhou uma interpretação extremamente antropomórfica na concepção Bobo-Ashanti. Para os Bobo, a Trindade celeste manifesta-se na dimensão terrena corporificada nas figuras do Rei, do Profeta e do Sacerdote. Em pleno século XX os discípulos do Príncipe Emmanuel ampliaram a experiência de sacrifício em condição humana do Cristo Jesus. Nesta concepção, toda a Trindade assume formas humanas na Terra e cabe ao crente reconhecer a presença de Deus entre os líderes da comunidade. Foi assim que Selassie, Emmanuel e Garvey tornaram Personas daqueles que é Três e ao mesmo tempo é Um.

USOS E COSTUMES

Quase todos os homens da comunidade são profetas ou padres. Os profetas são pessoas a quem se credita grande sabedoria, são como conselheiros. Os padres são aqueles que conduzem cerimônias religiosas. Crianças e mulheres são subordinadas aos homens. Na Jamaica, os filhos dos Bobo frequentam uma escola: a Jerusalém School Room, onde recebem o ensino básico dentro do espírito religioso do grupo. Alguns jovens prosseguem seus estudos em Kingston, porém são casos muito raros. O comportamento de mulheres e homens sofre restrições de fundo moral. O mais curioso o que prescreve ocultar os cabelos, as tranças e dreads desaparecem nos turbantes afro-árabes característicos da indumentária da Congregação na qual predominam as cores branco e preto em contraste com eventuais acessórios coloridos. As mulheres também devem manter cobertos os braços e as pernas, não podem ficar sozinhas com homens estranhos e mantêm resguardo durante o período mestrual quando não podem cozinhar nem participar de cerimônias religiosas; estar menstruada é considerado um estado de impureza, exatamente como nas tradições judaica e muçulmana. O uso dos tambores africanos, os nyabinghi, em culto religiosos também é uma prática do rastafarianismo que foi incorporada plenamente pelos Bobo-Ashanti.

CONEXÃO TRINIDAD-TOBAGO

Na Jamaica, a comunidade vive em Bull Bay, nos arredores de Kingston; é a Bobo Hill ou "Colina dos Bobo-Ashanti" onde a maioria das casas são pintadas de vermelho, verde e amarelo e enfeitadas com bandeiras do movimento. Ali os Bobo já são uma tradição nacional e desenvolvem árias atividades que permitem um bom nível de vida dentro dos padrões despojados de ambições cosmopolitas. Apesar do aparente isolamento, mantêm relações profissionais com pessoas de fora a quem contratam para certos serviços e por quem são contratados. Os Shantis são hábeis artesãos, e cultivam lavouras de cerais, frutas e verduras. Nos anos de 1990 surgiram vários artistas na reggae music oriundos da comunidade Bobo-Ashanti de Bull Bay. Os mais conhecidos são Sizzla, Capleton, Anthony B., Turbulance e Ras Shiloh.

Em Trinidad, país insular muito próximo à Jamaica, a Comunidade Ashanti, que chegou a pouco tempo na região (SANKAR-ØYAN, 2003), está concentrada na Second Street, Main Road, em uma colina chamada Tanapuna. Ali eles se organizaram em um modo de vida no qual todas as coisas giram em torno do culto ao Cristo Negro, a afirmação da supremacia negra e o ideal de repatriação. Instalados há puco tempo na ilha, os Ashanti em Trinidad são cerca de 30 pessoas lideradas por Sua Majestade Padre Shanti Tafari Edward, considerado uma verdadeira manifestação (ou avatar) do Príncipe Emmanuel, fundador da Congregação na Jamaica. A organização social obedece a regras que são rigidamente observadas. Homens e mulheres vivem separados. As mulheres habitam o alto da colina. Assim como todos os homens referem-se uns aos outros como senhor, príncipe, rei, as mulheres são chamadas princesas, rainhas, imperatrizes e como tais são tratadas.

Nada têm de fazer à serviço dos homens, que cuidam de sua própria alimentação e roupas. Elas se ocupam apenas de suas necessidades pessoais. O dia da comunidade começa as 5:30 h da manhã quando soa um toque de alvorada chamando osirmãos para a leitura de Salmos ao som de tambores. Somente depois deste ritual religioso tem início a rotina diária. A cozinha é uma ocupação muito importante. A comunidade sobrevive da venda ambulante de amendoins. A preparação dos amendoins é uma prioridade; afinal, é o produto que garante o sustento dos Shantis de Tinidad. Enquanto alguns preparam a iguaria, outros embalam os lotes já prontos para serem distribuídos aos vendedores que percorrrem a cidade.

Todos se empenham nesta tarefa, inclusive o líder da comunidade, Padre Edward, obedecendo ao princípio da igualdade entre todos os irmãos. Ao meio-dia, é hora da segunda leitura de Salmos, que precede o almoço. A mesma prática se repete às 6 da tarde, hora dos Salmos noturnos e do jantar. A saúde fica por conta de um "especialista", um "medicine man", o Padre Obadiah. Há alfaiates para confeccionar as roupas e sapateiros que confecionam sandálias e outros calçados. Um toque de ocidentalidade contemporânea é uma televisão, somente admitida porque serve à comunidade como veículo de informação sobre os fatos de interesse que acontecem na ilha e no mundo.

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