o dia da libertação

O DIA da LIBERTAÇÃO PODE ö

Grande aniversário etíope maio de ö

Trecho de H.I.M. Haile Selassie mim discurso em entrar em Addis Ababa maio em 5, 1941:

“Nenhuma palavra dos agradecimentos falados pela lingüeta humana é suficiente para aquela que o bom deus vouchsafed me este dia para estar em seu meio, uma coisa que poderia ser sabida ou concebido nem pelos anjos do céu nem pelos anfitriões da terra. O que eu quero o dizer todo e lhe transportar antes de tudo, é que este dia é a abertura de uma era nova da história para uma Etiópia nova: e nesta era nova começará uma tarefa nova que seja para que todos nós execute. ….

Povos de meu país Etiópia,

Este é um dia em que Etiópia, esticando adiante suas mãos ao deus no júbilo, lhe apresentar agradecimentos e a declarar sua alegria a suas crianças. Este é o dia em que as crianças de Etiópia são liberadas para o garfo grave do estrangeiro e da escravidão eterno; é o dia em que nós vouchsafed para ser reunido, após uns cinco anos cheios de separação, com nossos povos amados e longed-for; conseqüentemente este dia é honrado e sanctified, e um em que será prendido lá cada ano um o grande feriado etíope. Neste dia nós chamaremos para ocupar-se de nossos heróis que verteram seu sangue e quebraram seus ossos no sacrifício, recusando trair a confiança estrita passada sobre a eles de seus pais - a liberdade do país que amaram, e a honra de seu imperador e de sua bandeira. A história de Etiópia será uma testemunha para estes nossos heróis.

Se nós somos aprender dos sofrimentos e agonias que nós experimentamos nos cinco anos passados - infinitos para se relacionar em detalhe e contar - a lição do princípio a ser extraída somos que você deve ter inscreido em seus indústria, unidade, bolsa de estudo e amor dos corações, que você pode ser ajudantes em nossas plantas para Etiópia. Hencefoth na Etiópia nova nós queremo-lo ser uns povos indivisíveis, que têm a liberdade e a igualdade antes da lei.

Agora eu termino dizendo o, meu pessoa, que hoje é um dia do júbilo para nós todos. Hoje é o dia em que nós forjamos a vitória sobre nosso inimigo. “

O seguinte é comentário do autor… nenhumas palavras de H.I.M.

Era não somente isto um grande dia para Etiópia, era um grande dia para África e o mundo. Teve não Etiópia sucedida em transformar-se o primeiro país para liberar-se na segunda guerra mundial, talvez o mundo como nós o sabemos hoje não existiria. Certamente a vitória de Etiópia pavimentou a maneira para todos os povos africanos restantes que estavam sob o garfo do colonialismo europeu para ganhar sua liberdade. Assim, a união africana de hoje deve sua existência mesma à vitória ganhada por H.I.M. Haile Selassie mim no dia honrado e sanctified isto “.”

“Na orelha nova da história para uma Etiópia nova” Haile Selassie eu transformei-me o arquiteto não somente para Etiópia, mas para toda a África. Nos termos de constituições e de programas de desenvolvimento africanos de hoje, todos são endividados a Haile Selassie mim para colocar o fundamento. Teve Haile Selassie mim não marchado victoriously em Addis Ababa sessenta e dois anos há maio em ö, não haveria nenhuma comissão econômica para África (CCE), que foram inaugurados em Addis Ababa em 1958 e os cujos matrizes em África Salão foram estabelecidos em Addis Ababa em 1961; não haveria nenhuma união africana, cujo o antecessor, o OAU foi iniciado quando o governo etíope de H.I.M Haile Selassie, na 1ã sessão da assembleia geral de United Nations, chamou para a criação sob o artigo 52 da carta patente do UN, de uma organização dos estados africanos, que se transformaram uma realidade maio em 25, 1963 com fundar do OAU em Addis Ababa.

Hoje, os chefes de Estado em África uniram “uma parceria nova para o desenvolvimento de África (NEPAD)”. Contudo há nada de novo nele. Cada de seus fundamentos dignos foi expor por H.I.M. Haile Selassie mim mais de trinta anos há ``

Nenhum comentário:

Postar um comentário